sexta-feira, 3 de julho de 2009

No México, as montanhas de grandes altitudes aparecem desdobradas em Serras Madre Oriental, Ocidental e do Sul.

Entre as Serra Madres Ocidental e Oriental está localizada o Planalto do México.

Na parte leste dos EUA e do Canadá encontramos montanhas antigas, muito desgastadas pela erosão, representadas pelos Montes Apalaches.
Constituem velhos dobramentos da era Paleozóica, o que explica o rebaixamento de suas formas, onde as maiores altitudes raramente superam 2.000 metros. aparecem relativamente paralelos à Costa Atlântica.

Nas partes mais elevadas do Escudo Canadense temos planaltos, como o Labrador e o Laurenciano. Na porção meridional do planalto Laurenciano aloja-se o mais importante complexo lacustre do mundo - OS GRANDES LAGOS.
Entre esses dois compartimentos elevados encontram-se planaltos, vales e bacias. Como exemplos,podemos citar:
* O Planalto da Grande Bacia - onde estão alojados o grande Lago Salgado e o Vale da morte, uma depressão absoluta situada a 64 metros abaixo do nível do mar.
* O Planalto do colorado - onde o rio Colorado modelou, em terrenos arenito-calcários, um imenso vale em garganta: o Grand Canyon.

* O Planalto da colômbia - alongamento que caracteriza o norte dos EUA e penetra pelo território canadense
Relevo
O relevo norte-americano compreende dois sistemas montanhosos principais, dispostos de forma quase paralela: os montes Apalaches ou Alegânis e as cordilheiras Ocidentais, que incluem: as montanhas Rochosas, a serra Nevada, os montes das Cascatas e a cadeia da Costa. Entre eles há três áreas mais baixas: o escudo canadense, ao norte; a planície central; e a planície costeira que margeia o Atlântico.

Um conjunto de montanhas elevadas caracteriza a parte oeste da américa do Norte, desde o Alasca até o México. Esse conjunto recebe o nome de MONTANHAS ROCHOSAS, e tem uma extensão aproximada de 5.000 km.

Na parte ocidental, nas proximidades do Pacífico, do norte para o sul, destacam-se:
* a cadeia do Alasca - onde está situado o monte Mckinley, ponto culminante do relevo norte-americano, com atitude superior a 6.100 metros
* a cadeia da Costa

* a cadeia das Cascatas

* a Serra Nevada


As cordilheiras ocidentais dividem-se, no México, nas serras Madre Ocidental e Oriental, com vulcões como o Orizaba (5.699m) e o Popocatepetl (5.451m), que fecham o planalto mexicano.

O ponto culminante é o monte McKinley (6.194m), no Alasca. As penínsulas da Flórida e do Yucatán, no golfo do México, e a península e o golfo da Califórnia, são os principais acidentes geográficos.

As maiores ilhas estão situadas ao norte: Groenlândia, Banks, Vitória, Ellesmere, Devon e Terra de Baffin.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

OS PAÍSES MAIS INDUSTRIALIZADOS DO MUNDO

O G7

O Grupo dos Sete e a Rússia (inglês:Group of Seven and Russia, alemão:Sieben führende Industrieländer und Russland, antigo G7), mais conhecido como G8, é um grupo internacional que reúne os sete países mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo, mais a Rússia. Todos os países se dizem nações democráticas: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e o Canadá (antigo G7), mais a Rússia - esta última não participando de todas as reuniões do grupo. Durante as reuniões, os dirigentes máximos de cada Estado membro discutem questões de alcance internacional.

DESTES 8 PAÍSES A ALEMANHA, A FRANÇA, A ITÁLIA E O REINO UNIDO(GRÃ-BRETANHA) SÃO PAÍSES EUROPEUS
A EUROPA


O velho continente, como a Europa é também conhecida, possui uma população estimada em 750 milhões de habitantes, número elevado se considerar que a extensão territorial é relativamente limitada, o que significa que é bastante povoado. Com uma densidade demográfica de 72 hab./km².

A população europeia é constituída por diversos grupos étnicos, com destaque para: anglo-saxões, escandinavos, eslavos, germânicos e latinos. Um dado importante é que a esmagadora maioria da população é constituída por brancos.

Quanto à prática religiosa, o cristianismo é o de maior destaque, embora esteja dividido em catolicismo romano, especialmente na Espanha, Portugal, França e Itália; protestantismo em países como Alemanha, Noruega e Suécia; e o cristianismo ortodoxo, na Grécia e Rússia.


A população está irregularmente distribuída no território continental, informação explicada pelo fato de haver áreas europeias intensamente povoadas com densidade demográfica acima dos 300 hab/km², enquanto que em outras há verdadeiros vazios demográficos, com densidade inferior a 1 hab/km².
As regiões mais povoadas do continente se encontram na Europa centro-ocidental, áreas que abrigam a maioria dos parques industriais e demais atividades produtivas, com destaque para Itália, Países Baixos, França, Reino Unido e Alemanha.
A população se concentra onde há melhores condições de sobrevivência, como trabalho, moradia, terras férteis, etc. Os fatores responsáveis pela maior concentração populacional nas partes central e centro-ocidental são: a existência de indústrias, regiões portuárias movimentadas, vales dos grandes rios e planícies férteis.

Os vazios demográficos citados ocorrem no norte da Europa, fator provocado pelo clima, pois nessa região há o predomínio de temperaturas muito baixas com invernos extremamente rigorosos e prolongados.

Os vazios demográficos - ou "desertos" humanos - estão diretamentes ligados aos fatores adversos à fixação humana. São as regiões próximas ao Círculo Polar Ártico: península Escandinava, Finlândia, porção norte da Rússia, e as altas montanhas.

O país mais populoso desse continente é a Rússia, com cerca de 144 milhões de habitantes, seguido por Alemanha, com 82 milhões; França, com 59 milhões; Reino Unido, 59 milhões; Itália, 57 milhões; Ucrânia, 49 milhões; e Espanha, 39 milhões de habitantes. Apesar de a Rússia ser o país mais populoso, apresenta uma população relativa baixa, resultado do enorme território.

O país que possui a mais alta população relativa é a Holanda, com 15,9 milhões de habitantes e densidade demográfica de 470 hab/km². Longo em seguida vem a Bélgica, com 312 hab/km²; Reino Unido, com 59 hab/km²; Alemanha, com 82 hab/km²; e Itália, com 57 hab/km².
RELIGIÕES PROFESSADAS NA EUROPA

REGIÕES DE ABRANGÊNCIA

CATOLICISMO *ROMANO: Espanha, Portugal, França, Itália, Polônia, Lituânia
*ORTODOXO: Grécia, Bulgária, Ucrânia, Rússia


PROTESTANTISMO *Parte setentrional(norte) do continente

ISLAMISMO *Turquia e península dos Balcãs(Bulgária e Albânia)


JUDAÍSMO * Minoritário em praticamente toda a Europa
CARACTERÍSTICAS GERAIS E AS ÁREAS OCUPADAS HISTORICAMENTE
PELAS TRÊS GRANDES CORRENTES ÉTNICAS EUROPÉIAS

CARACTERÍSTICAS GERAIS REGIÕES DE OCUPAÇÃO


ATLÂNTO-MEDITERRÂNEOS - pele morena e olhos escuros - * Faixa Atlântica(oeste)

* Europa Meridional(sul)


GERMANOS - pele e olhos claros * Europa Nórdica(Norte)



ESLAVOS pele e olhos claros * Europa Oriental(leste)