sexta-feira, 3 de julho de 2009

Relevo
O relevo norte-americano compreende dois sistemas montanhosos principais, dispostos de forma quase paralela: os montes Apalaches ou Alegânis e as cordilheiras Ocidentais, que incluem: as montanhas Rochosas, a serra Nevada, os montes das Cascatas e a cadeia da Costa. Entre eles há três áreas mais baixas: o escudo canadense, ao norte; a planície central; e a planície costeira que margeia o Atlântico.

Um conjunto de montanhas elevadas caracteriza a parte oeste da américa do Norte, desde o Alasca até o México. Esse conjunto recebe o nome de MONTANHAS ROCHOSAS, e tem uma extensão aproximada de 5.000 km.

Na parte ocidental, nas proximidades do Pacífico, do norte para o sul, destacam-se:
* a cadeia do Alasca - onde está situado o monte Mckinley, ponto culminante do relevo norte-americano, com atitude superior a 6.100 metros
* a cadeia da Costa

* a cadeia das Cascatas

* a Serra Nevada


As cordilheiras ocidentais dividem-se, no México, nas serras Madre Ocidental e Oriental, com vulcões como o Orizaba (5.699m) e o Popocatepetl (5.451m), que fecham o planalto mexicano.

O ponto culminante é o monte McKinley (6.194m), no Alasca. As penínsulas da Flórida e do Yucatán, no golfo do México, e a península e o golfo da Califórnia, são os principais acidentes geográficos.

As maiores ilhas estão situadas ao norte: Groenlândia, Banks, Vitória, Ellesmere, Devon e Terra de Baffin.

Nenhum comentário: